Breve História

 

Califórnia Perfume Company

Tudo começou nos finais do século XIX, nos Estados Unidos. David McConnell era um vendedor de livros porta em porta, em Nova Iorque. Como normalmente eram as senhoras que estavam em casa e o atendiam, surgiu-lhe a ideia de oferecer um frasquinho de perfume às suas clientes como brinde. Em pouco tempo, o presente tornou-se mais procurado do que os próprios livros e o senhor McConnell mudou o ramo do seu negócio. Em 1886, fundou a Califórnia Perfume Company. Consciente da força feminina nas vendas, o senhor McConnell contratou Florence Albee para o ajudar. Em pouco tempo, a Califórnia Perfumes precisou de alargar o seu grupo de Revendedoras, inaugurando um mercado de trabalho promissor para as mulheres que, na época, ainda nem tinham conquistado o direito de voto.

Mais tarde, em 1939, adoptou-se o nome AVON, inspirado na cidade de William Shakespeare (Stratford-Upon-Avon), já que o senhor McConnell ficou impressionado com esta região, cuja paisagem era muito semelhante à que circundava os laboratórios da sua empresa em Suffern, Nova Iorque.

Tecnologia e Laboratórios

Nos laboratórios de Investigação & Desenvolvimento da AVON, em Suffern, Nova Iorque, trabalham talentosos e experientes cientistas peritos nas mais variadas áreas, desde a biotecnologia até à bioquímica, visando a segurança e eficácia dos produtos, na busca do melhor para o consumidor.

Algumas das inovações introduzidas pela AVON:

  • Tecnologia à base de Alfa-hidroxiácidos (AHAs).

  • Forma pura de Retinol estabilizado no tratamento contra o envelhecimento cutâneo.

  • Linha de produtos cientificamente criada para as necessidades das mulheres no período da menopausa.

  • Produtos com a máxima preocupação ambiental, sem testes em animais.

 

 

A AVON nasceu com o nome de “Califórnia Perfume Company”, numa época de transformação drástica nos Estados Unidos da América – a nível social, económico, político e industrial – que mudaria o país para sempre. O vendedor de livros, David H. McConnell, funda a empresa no  momento em que os E.U.A. entram num período definido pelo progresso e mudança, o que é surpreendentemente apropriado para uma companhia que está décadas à frente do seu tempo, ao oferecer à mulheres uma oportunidade de ganharem o seu próprio dinheiro. Esta verdadeira celebração das mulheres é o que dá à companhia o seu próprio lugar de destaque na história feminina.

O fundador McConnell está extremamente envolvido com a empresa, criando os perfumes ele próprio, recrutando Revendedoras e estabelecendo o que se viria a transformar numa companhia presente na lista das 500 maiores empresas da Revista Fortune.

 

Uma dona-de-casa com 50 anos de idade e dois filhos, Mrs. P.F.E. Albee, torna-se a primeira Revendedora da companhia na Califórmia. A lendária Mrs. Albee é ainda hoje considerada um modelo a seguir pelas Revendedoras AVON e é-lhe atribuída a autoria do sistema de distribuição de produtos da companhia.  

   O Conjunto Little Dot Perfume foi o primeiro produto da Califórnia Perfume Company,  5 fragrâncias com apenas uma nota olfactiva: Lírio do Vale, Violeta, Heliotropo, Rosa Branca e Jacinto.

 

1895 - A Califórnia Perfume Company abre as instalações de produção em Suffern, Nova Iorque. Dois anos mais tarde, a companhia expande as instalações, para incluir um laboratório.

1896 - A Califórnia Perfume Company lança a sua primeira Brochura.

1900 - As mulheres competem pela primeira vez nas Olímpíadas modernas, em Paris.

1902 - A Califórnia Perfume Company tem 10.000 Revendedoras.

1903 - Marie Curie, que descobriu o rádio, torna-se a primeira mulher a ganhar um Prémio Nobel. Esta cientista física e química francesa viria a ser a primeira pessoa a ganhar dois Prémios Nobel.

1905 - A Companhia introduz a revista Outlook para as Revendedoras, com notícias e conselhos da companhia.

1906 - A Companhia laça a sua primeira brochura a cores. O primeiro anúncio da companhia aparece na revista Good Housekeeping.

1914 - Começa a primeira expansão internacional da Companhia, estendendo o negócio até Montreal, Canadá.

1916 - A Califórnia Perfume Company estabelece-se no estado de Nova Iorque.

1920 - As vendas superam 1 milhão de dólares pela primeira vez.

Nos Estados Unidos da América, as mulheres ganham o direito de voto, após a ratificação da 19ª Emenda.

1927 - O lançamento do produto Gertrude Recordon Facial Treatment marca a introdução da primeira linha de cuidado da pele da Companhia.

1928 - Pela primeira vez, a Califórnia Perfume Company usa o nome AVON em produtos do dia-a-dia, incluindo um conjunto de toucador, talco e um líquido para limpeza de escovas de dentes. O nome é uma referência ao rio que atravessa Statford-Upon-Avon, o local do nascimento do escritor preferido de McConnell, William Shakespeare.

1929 - Utiliza-se pela primeira vez o nome e logótipo AVON numa linha de cosméticos, que inclui um desenho da casa de Anne Hathaway (a mulher de Shakespeare).

1931 - O Selo de Recomendação da Revista Good Housekeeping é atribuído a 11 produtos da Califórnia Perfume Company, um número inédito para uma única companhia.


 

1932 - A Companhia passa de uma única campanha mensal para um ciclo de vendas de 3 semanas e reduz os preços em alguns produtos específicos para cada campanha. Subsequentemente, as vendas aumentam 70%, num período em que se vivia a Grande Depressão.

1939 - A Califórnia Perfume Company muda o seu nome para Avon Products, Inc..

1942 - Durante a Segunda Guerra Mundial, a AVON converte mais de metade do laboratório de Suffern numa fábrica para os esforços de guerra, que produzia conjuntos para paraquedista, máscaras de gás e produtos farmacêuticos. Ao mesmo tempo, as Revendedoras também vendem Títulos de Guerra.

1944 - A AVON introduz um novo componente no modelo de venda direta que a irá distinguir das outras empresas: um plano com gestores por distrito, em que passa a haver um supervisor para zonas de vendas regionais.

1946 - A AVON começa a sua cotação na Bolsa de Nova Iorque.

1948 - As vendas ultrapassam os 21 milhões de dólares.

 

 

1953 - É lançado o primeiro anúncio televisivo da AVON.

1954 - É lançada a campanha “Ding Dong, Avon Calling”, que dura até 1967, tornando-se a mais longa e mais bem sucedida campanha publicitária da história.

 

A AVON chega à Venezuela, marco do início da expansão internacional. No mesmo ano, a AVON chega a Porto Rico.

1955 - É criada a Fundação AVON nos Estados Unidos. Começando com uma bolsa de estudo, no valor de 400 dólares, a Fundação AVON acaba por se transformar na maior operação de filantropia associada a uma empresa, dedicada a ajudar as causas femininas globalmente. Passa a chamar-se “AVON Foundation for Women” em 2009, para reflectir a sua missão de melhorar a vida das mulheres.

1957 - O número de Revendedoras AVON cresce  até 100.000, com um recorde de vendas  que ultrapassa a marca dos 100 milhões de dólares.

1958 - A AVON chega ao México.

1959 - A AVON chega ao Reino Unido, Alemanha Ocidental e ao Brasil.

1960 - A AVON chega à Islândia.

1960s - Nos anos 60 e 70, as acções da AVON são uma das acções “Nifty Fifty”, um grupo de títulos bem considerados e que se recomenda comprar e guardar, que também inclui companhias como a Xerox, a Disney e a Mcdonald’s. Estas acções ajudam a melhorar o mercado nos Estados Unidos, com as acções da AVON a subir até 140€. A bolha “Nifty Fifty” mais tarde acaba por rebentar, causando a descida das acções dos E.U. A..

1961 - A AVON lança a linha de produtos Skin-So-Soft, que se torna numa das linhas mais reconhecidas.

1963 - Katharine Graham toma a direcção da The Post Co., a empresa mãe do Jornal Washington Post, tornando-se na primeira mulher a dirigir uma das 500 maiores empresas da Revista Fortune.


A astronauta soviética Valentina Tereshkova torna-se a primeira mulher a viajar no espaço.


A AVON chega à Austrália.

1964 - A AVON PRODUCTS, Inc. (AVP) entra na Bolsa de Valores de Nova Iorque.

1966 - A AVON chega a Itália, Espanha e França.

1969 - Com um programa chamado “The Better Way”, os ciclos de vendas de duas semanas tornam-se a regra para todas as regiões nos E. U. A..

A AVON chega ao Japão.

1970 - A AVON chega à Argentina.

1971 - A AVON começa a vender bijutaria.

1972 - As vendas chegam aos mil milhões de dólares e a Companhia tem mais de 600.000 Revendedoras em todo o mundo.

1973 - A Companhia desenvolve um programa informático para armazenar as formulações de ingredientes.

1974 - A AVON inaugura uma fábrica de batons com uma linha de montagem automática em Suffern, Nova Iorque.

1975 - A revista para Revendedoras Outlook passa a chamar-se Avon Calling.

A AVON chega a Guatemala.

1977 - A AVON patrocina o Circuito de Ténis avon Futures, na Virgínia.

A AVON chega ao Chile e à Malásia.

1978 - O número de Revendedoras chega à marca de um milhão, com vendas que totalizam mais de 2 mil milhões de dólares. A cidade de Atlanta recebe a primeira Maratona Internacional AVON para Mulheres, parte do Circuito de Corrida Internacional da AVON, criado por Kathrine Switzer. Switzer e a AVON ajudaram a definir o caminho para que a maratona feminina fosse incluída nos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1984.

 

As vendas de bijutaria da AVON chegam aos 400 milhões de dólares, que com isso se transforma no maior distribuidor de bijutaria mundial.

 

A AVON chega à Tailândia, às Filipinas e à Nova Zelândia.

1979 - Margaret Tharcher torna-se a primeira mulher com o cargo de Primeiro Ministro no Reino Unido.

A AVON compra várias empresas nos anos 80, começando pela Tiffany & Co.. Expande as suas áreas de negócio para equipamento médico, serviços de saúde e de cuidados domésticos, químicos, lares de idosos, bem como nas áreas de fragrâncias e  catálogos. Em 1994, a companhia vende estas entidades, para se concentrar na área de negócio central.

A AVON chega a El Salvador.

1980 - A AVON chega às Honduras e à Arábia Saudita.

1981 - Sandra Day O’Connor torna-se a primeira mulher nomeada para o Supremo Tribunal dos E.U.A..

1982 - A AVON chega a Taiwan, ao Perú e a Portugal.

1983 - A AVON chega aos Emirados Árabes Unidos e à República Dominicana.

1984 - A AVON chega à Áustria e ao Líbano.

1985 - A AVON chega ao Chipre do Norte.

1986 - O centenário da AVON coincide com o centenário da Estátua da Liberdade. Parte das comemorações do 100º aniversário da AVON incluem tornar-se patrocinadora oficial do restauro da Estátua.

A AVON chega à Ilha de Reunião.

Com o patenteado produto de cuidado da pele BIOADVANCE, a Avon torna-se a primeira empresa a usar Retinol estabilizado.

1987 - A AVON chega às Maurícias.

1988 - A companhia lança a sua icónica linha de maquilhagem AVON COLOR.

1989 - A AVON é a primeira empresa de cosmética de grande dimensão a anunciar o fim dos testes em animais.

A AVON chega à Indonésia.

1990 - A AVON chega à China no modelo de venda direta, mas passa para venda a retalho em 1998, quando o Governo proíbe a venda direta. Em 2006, esta proibição acaba e a AVON volta ao modelo de venda directa.

A AVON chega à Hungria e Alemanha de Leste.

1991 - Hays Clark, o último descendente do fundador da companhia, David H. McConnell a ter uma ligação à AVON, reforma-se do Conselho de Direcção.

A AVON chega à República Checa, ao Panamá, ao Equador, à Bolívia e à Rússia.

1992 - A AVON lança a linha de produtos Anew, pioneira no mercado da cosmética ao apresentar a tecnologia anti-idade à base de Ácido Alfa Hidróxido (AHA) ao serviço do cuidado da pele.

1992 - A AVON Reino Unido começa a Cruzada Contra o Cancro da Mama, destinada à angariação de fundos para a causa e ao despertar da atenção das pessoas para a doença. Um ano mais tarde, os E.U.A. adoptam a Cruzada.

A AVON chega à Polónia.

 

 

1993 - A AVON chega à Eslováquia, Turquia e à Irlanda.

1994 - A AVON chega ao Egipto.

1996 - A AVON torna-se o patrocinador oficial de cuidados da pele e fragrâncias dos 100º Jogos Olímpicos em Atlanta.

A AVON é a primeira companhia no mundo a lançar um site de e-comércio, destinado a clientes nos E.U.A..

A AVON chega à África do Sul, ìndia e Nicarágua.

1997 -  A AVON chega à Ucrânia, à Roménia, à Croácia e à Tunísia.

1998 - A AVON Foundation é nomeada beneficiária da Caminhada AVON de 3 Dias contra o Cancro da Mama, o primeIro evento de longa distância e com vários dias de duração contra o Cancro. EM 2003, A AVON Foundation apresenta a sua própria Caminhada, com a distância de uma maratona e meia, ao longo de dois dias. Entre 2003 e 2010, as Caminhadas AVON conseguiram angariar mais de 380 milhões de dólares,com a colaboração e dedicação  de cerca de 142 mil participantes.

A AVON chega ao Uruguai e ao Paraguai.

1999: Pela primeira vez na AVON uma mulher assume a função de CEO: Andrea Jung.

A Companhia lança a sua primeira campanha publicitária global, “Let’s Talk”. A campanha centra-se na relação única da AVON com as mulheres em todo o mundo, bem como nas inovações em produtos de beleza.

A AVON chega a Hong-Kong, Lituânia, Eslovénia, Bulgária e Letónia.

 

2001 - A AVON chega à Grécia, Marrocos. Estónia, Moldávia, Sérvia e Coreia do Sul.

2003 - A AVON lança a mark., uma marca própria para jovens.

A AVON chega ao Cazaquistão, Bósnia e República Herzgovina.

2004 - A Fundação AVON começa a sua campanha de solidariedade contra a violência doméstica: “Speak Out Against Domestic Violence”, que tem como porta-voz a actriz Salma Hayek.

A AVON chega ao Vietnam.

2005 - A AVON abre as suas instalações topo de gama de Pesquisa e Desenvolvimento em Suffern, Nova Iorque.

A AVON chega à Colômbia, à Finlândia e à Macedónia

2006 - O Governo Chinês concede à AVON a primeira licença oficial para regressar à venda direta.

A AVON chega à Albânia.

 

2007 - A AVON lança a Campanha Global Contra a Violência Doméstica.

Reese Witherspoon é nomeada a primeira Embaixadora Global da AVON, sendo ainda Presidente Honorária da AVON Foundation, com um envolvimento ativo nas ações da AVON e da fundação para angariações de fundos para as causas filantrópicas da companhia. Witherspoon lança “produtos de solidariedade”, cujos lucros revertem para programas contra a violência doméstica. Cria a sua própria fragrância, Bloom.

A AVON chega a Montenegro e ao Quirguistão.


2008 - A AVON atinge mais de 10 mil milhões de dólares em vendas.

A Companhia expande os seus esforços para combater a violência contra as mulheres, associando-se ao Fundo para o Desenvolvimento das Mulheres das Nações Unidas para promover o fim da violência contra as mulheres. Esta associação é anunciada durante o Congresso Global para um Amanhã Melhor, um evento em celebração do Dia Internacional da Mulher.

A AVON chega à Geórgia.

2009 - A AVON tem mais de 6 milhões de Revendedoras.

A AVON lança o seu primeiro anúncio durante a Super Bowl, um evento desportivo nos E.U.A..

2010 - A AVON inicia a campanha "Hello Green Tomorrow", um movimento ecológico global, despertando a consciência de todos para a questão ambiental. A Campanha de Reflorestação da Mata Atlântica resultou na plantação de 2 milhões de árvores até ao final de 2010. Este programa segue uma iniciativa que teve início em 2009, para despertar a atenção para a sustentabilidade ambiental.

 

A AVON e a AVON Foundation for Women associam-se ao Departamento de Estado dos E.U.A. e a Vital Voices para lançar a “Associação Global para o Fim da Violência contra as Mulheres”, para combater os mais destrutivos tipos de violência contra as mulheres e ajudar assegurar a justiça para mulheres e jovens por todo o mundo.

A AVON compra a Liz Earle Beauty Co. Limites, uma marca do Reino Unido de produtos de cuidado da pele com ativos naturais; a linha para crianças e bebés Tiny Tillia e a Silpada, a maior empresa de venda direta de bijutaria e jóias em prata.

Ao longo da primeira década do novo milénio, a AVON chega a vários novos mercados, com uma forte expansão na Europa Central e de Leste e nas Caraíbas. A AVON está presente em mais de 100 países.


2011 - A AVON comemora 125 anos celebrando as mulheres

 

 

2012 - A AVON celebra 30 anos em Portugal